ESTABELECIMENTO
Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa
Av. Fernando Pessoa, 150 - 4420-096 Gondomar
TIPOLOGIA DO ESTABELECIMENTO
Hospital com internamento
ENTIDADE TITULAR
Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa
NIPC: 502057602
Praça 9 de Abril, 349 - 4249-004 Porto
REGISTO NA ERS
n.º E119118
LICENÇA DE FUNCIONAMENTO
n.º 5392/2013
Apresentação
O Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa (HE-UFP), situado na Avenida Fernando Pessoa 150, em Gondomar, foi inaugurado em 4 de Dezembro de 2012. Desenvolvido a partir de um conceito inovador entre nós – como uma unidade multifuncional de cuidados primários, secundários e terciários, prestados numa lógica pedagógica, exigida pela sua natureza de Hospital-Escola para a formação e qualificação permanente de profissionais de saúde e pela humanização na relação terapêutica -, o HE-UFP impressiona pela modernidade, luminosidade, funcionalidade e qualidade das suas instalações e equipamentos clínicos, de ensino e de investigação.
Dotado de três salas cirúrgicas, a primeira das quais inteligente, com sofisticados sistemas de informação, de registo de vídeo e de transmissão de imagens, equipada com o que existe de mais avançado na Europa em matéria de tecnologia médica; de três unidades de recobro; duma unidade de cuidados intensivos; de uma área de internamento médico e cirúrgico de elevado conforto, a custo suportável para o utente e família, em todo o caso, bem mais reduzido do que o de outras ofertas privadas do Grande Porto.
O HE-UFP tem também serviços próprios de meios complementares de diagnóstico e terapêutica, desde as análises clínicas às diversas técnicas de imagiologia e de endoscopia, de reconhecida qualidade no atendimento, na execução e nos relatórios médicos, mais reduzidos do que os da generalidade dos prestadores destes serviços com quem concorremos.
Os serviços próprios de confecção da alimentação, com supervisão de nutricionista hospitalar, permitem um efetivo controlo da qualidade nutricional nos cuidados de internamento.
Concebido seguindo o modelo “American Health Academy”, isto é, uma Unidade de Saúde com formação e prestação de cuidados integrados, onde se acredita no princípio de que quanto mais se investir em saúde tanto menos se gastará em doença, a filosofia assistencial do HE-UFP é já hoje reconhecida pela sua natureza pedagógica, tecnicamente competente e eticamente irrepreensível nos atos médicos; pela humanização e proximidade terapêutica, atenciosa nos cuidados de enfermagem e dedicada e diligente em todas as terapias; pelo bom trato no atendimento administrativo.
Por essa razão também, mas não apenas, as instalações do HE-UFP constituem um conjunto de espaços confortáveis e esteticamente agradáveis, para que os utentes se sintam bem e encontrem satisfação para as suas debilidades. Para além de garantirem o conforto, bem-estar e segurança dos utentes, as instalações do HE-UFP são inovadoras em termos tecnológicos, quer nos aspectos médicos e cirúrgicos quer nos domínios da eficiência energética e ambiental.
Porque se trata de um hospital, onde a assistência não pode ser indutora de consumo desnecessário de atos, antes, um meio de ensinar a cuidar com rigor profissional e ético, existe nele um interesse especial por atuações preventivas e de educação para a prática de hábitos de vida saudável. Desta preocupação decorreu a criação do Cartão d’Ouro, especialmente vocacionado para permitir à população, que não beneficia de qualquer subsistema de saúde, ter acesso a cuidados a preços bonificados.
O HE-UFP tem convenções com o SNS (Medicina Física e de Reabilitação, Imagiologia, Análises Clínicas e Exames de Gastroenterologia), com a ADSE e outros subsistemas análogos, bem como com as mais importantes seguradoras de saúde privadas.
É nesta visão de hospital de proximidade, a custos controlados, que mantemos a Urgência adulta e pediátrica, e nos dotámos de um corpo próprio de profissionais de qualidade, de médicos de todas as valências clínicas e cirúrgicas; de farmacêuticos, de enfermeiros e de nutricionistas; de técnicos de radiologia, de cardiopneumografia, de eletrofisiologia, de audiologia e de ortóptica; de fisioterapeutas, de terapeutas ocupacionais e de podologistas; de terapeutas da fala e de psicomotricistas; de psicólogos e de assistentes sociais; e de outras terapias complementares.
Inovação e arquitectura
O projeto do HE-UFP foi desenvolvido pelo Laboratório de Estudos e Projectos (LEP) da Universidade Fernando Pessoa (UFP), na sua concepção e construção, tendo o programa funcional beneficiado do apoio técnico e tecnológico da Siemens Healthcare Portugal, com quem a Fundação Fernando Pessoa (FFP) estabeleceu uma parceria para o efeito. Pode afirmar-se, por isso, que o HE-UFP representou também um desafio e a comprovação da qualidade do ensino, da investigação e das competências instaladas na UFP, ao nível das suas três faculdades – ciências humanas e sociais, ciência e tecnologia e ciências da saúde.
A inovação foi e é para o HE-UFP uma preocupação essencial do acompanhamento dos avanços médicos, tecnológicos e sociais que caracterizam o nosso tempo. O HE-UFP tem características inovadoras dentro do campo dos hospitais de iniciativa privada. Tradicionalmente, estes são sobretudo unidades de agudos, enquanto o nosso projeto, sem abdicar destas características, inclui também uma Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM) e uma Unidade de Média Duração e Reabilitação (UMDR), integradas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, assim como uma Unidade de Convalescença, Reabilitação e Manutenção (UCRM), para internamentos privados, de regime livre e com acordos de seguradoras e subsistemas de saúde, por forma a melhor cumprir a sua missão de hospital-escola, apoiando o ensino e o desenvolvimento da investigação fundamental e clínica.
A organização interior dos espaços funcionais, a sua luminosidade, amplitude e atratividade são elementos inovadores da arquitetura do hospital que contribuem para a afirmação da sua transparência e da sua integração na geografia urbana e social da cidade de Gondomar, da qual ele tem vindo a afirmar-se, cada vez mais, como um fator diferencial e identitário, na área metropolitana do Porto.
Qualidade e formação dos recursos profissionais
Um hospital de vertente universitária, como o HE-UFP, tem a preocupação de prosseguir uma política de recursos humanos que disponha de um corpo de médicos e de outros profissionais de saúde próprios que, conjuntamente com o restante pessoal indispensável para a sua atividade, criam uma cultura organizacional de comunidade humanamente solidária e profissionalmente colaborativa. Tendo criado mais de 500 empregos diretos, grande parte deles são ocupados por jovens profissionais, que, na sua maioria, foram formados pela própria UFP.
Essa aposta em profissionais de saúde mais jovens e mais diferenciados do ponto de vista das novas tecnologias de informação médica e de modernização dos procedimentos cirúrgicos, designadamente endoscópicos e minimamente invasivos, não dispensa a contribuição de profissionais mais seniores, para melhor balancear, a qualidade da prestação dos cuidados de saúde e garantir o ambiente formativo adequado.
Essa formação e a própria filosofia da FFP incutem nesses profissionais atitudes, princípios e comportamentos geradores de humanização no atendimento e no tratamento do doente, como um ser biopsicossocial e espiritual, mais do que das patologias isoladas.
Perceber o doente na sua individualidade, procurando sempre respeitar a sua dignidade como pessoa, oferecendo-lhe um acolhimento global e não apenas limitado à patologia que justificou a sua vinda ao hospital, permite aprofundar essa conduta de humanização e consolidar a identidade e as diretrizes funcionais da UFP e do HE-UFP.
Através de um conjunto de ações, práticas e teóricas, desenvolvidas a partir da visão multidisciplinar e integrativa de colocar o doente no centro do sistema de cuidados, incluído no seu ambiente familiar e social, procuramos encontrar respostas terapêuticas que gerem efetivos ganhos em saúde e no bem estar das pessoas.
Investigação e desenvolvimento
A investigação científica, fundamental e clínica, é vista como um processo de o HE-UFP manter as suas equipas multifuncionais permanentemente atualizadas. Este processo exige o intercâmbio constante com instituições congéneres, nacionais e internacionais, o incentivo à participação ativa em congressos, simpósios e outras formações, bem como o estímulo à publicação de resultados devidamente arbitrados.
Articulando-se com a área assistencial, a área de investigação e desenvolvimento reforçará naturalmente o reconhecimento da qualidade dos cuidados prestados. A produção científica, gerada em ambiente clínico, será a forma adequada da quantificação objetiva da qualidade e do prestígio da instituição e dos seus profissionais.
As parcerias já estabelecidas com grupos internacionais como a Siemens Healthineers, a Karl Storz, a Cerner e a Unilabs e com universidades muito atuantes na formação médica, como a Nova Southeastern University of Florida, garantem já ao HE-UFP uma base sólida de atuação para o desenvolvimento das atividades do seu Centro de Formação, Ensino e Investigação em Ciências da Saúde.
Missão, visão e valores
Prestar cuidados de saúde, diferenciados e humanizados, garantindo as melhores práticas e a mais eficiente utilização dos recursos disponíveis. Ser uma referência nos serviços e cuidados de saúde que presta, em todas as áreas da sua intervenção, desde a prevenção ao diagnóstico, do tratamento (médico e cirúrgico) à reabilitação e continuidade de cuidados, e do ensino à investigação clínica. Baseando-se no lema Nova et Nove, fazer diferente, para fazer melhor, temos como principais valores a humanização, a inovação e a qualidade. Proporcionar um serviço global de excelência e promover a melhoria do desempenho e motivação dos colaboradores.