utils.urgency_menu.a
Dr. Hélder Cardoso
utils.specialty:
Gastroenterologiautils.langs:
Português, Inglês, FrancêsOrdem dos Médicos:
39151
utils.diff_areas
Gastrenterologia, Endoscopia Digestiva, Hepatologia (doenças do fígado e vias biliares), Proctologiautils.academic
Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1993. Licenciou-se em Medicina, em Julho de 1999. Ingressou no Programa Doutoral em Medicina da FMUP.
utils.scientific_soc
SPG; APEF; SPED; GEPID.
utils.clin_activity
Frequentou o Internato Complementar de Gastrenterologia no Serviço de Gastrenterologia do Hospital de São João, dirigido pelo Prof. Doutor Tavarela Veloso, sob orientação da Prof.a Doutora Ana Maria Horta e Vale, de 2002 a 2006. Realizou diferentes estágios durante a sua formação, nomeadamente um Estágio em Endoterapia e Hepatologia no Serviço de Gastrenterologia do Hospital Erasme da Universidade Livre de Bruxelas (2006).
No Centro Hospitalar Universitário de São João é Assistente Hospitalar Graduado no Serviço de Gastrenterologia, dirigido pelo Prof. Doutor Guilherme Macedo. No serviço tem responsabilidades na consulta de hepatologia, internamento, exames de endoscopia por cápsula, enteroscopia e tratamento endoscópico de varizes esofago-gástricas, bem como participa no Centro de Referência de Doenças Metabólicas. Também integra o Centro de Treino em Gastrenterologia e Hepatologia do Porto da Organização Mundial de Gastrenterologia e exerce funções de assistente do Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Desde 2014, é Director da Unidade de Gastrenterologia do Hospital Escola da Universidade Fernando Pessoa, coordenando uma equipa de aproximadamente 10 especialistas, que realizam consultas e exames de Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva.
utils.scientific_activity
Participa activamente em várias reuniões nacionais e internacionais, com apresentação de centenas de trabalhos científicos e palestras. Da mesma forma, desenvolveu várias publicações, nomeadamente dezenas de artigos publicados por extenso. Também integra regularmente júris de sociedades científicas. Em consequência desta intensa atividade científica, os trabalhos em que participou receberam 25 distinções como prémio ou menção honrosa, dos quais destaca o Prémio Nacional de Gastrenterologia 2006 e o Best of Digestive Disease Week 2014 (Chicago, EUA). Em 2013 foi o primeiro classificado no concurso para a Bolsa de Investigação APEF/Roche. Recentemente, tem participado no desenvolvimento de projectos de aplicação de Inteligência Artificial em Medicina.
utils.investigation
Participou como investigador principal e subinvestigador em aproximadamente 30 estudos científicos nacionais e internacionais, incluindo ensaios com novas terapêuticas de fases 2, 3 e 4. Actualmente, entre outros, é coordenador nacional de um estudo de fase 2 para terapêutica inovadora (mRNA) da Doença de Alfa1-Antitripsina.