A Oftalmologia Pediátrica é uma sub-especilidade que se dedica ao rastreio, diagnóstico e tratamento de doenças oculares em crianças.
Há doenças que são mais frequentes nesta faixa etária e o seu diagnostico e tratamentos atempados são essenciais para um bom desenvolvimento visual.
A prevenção e o rastreio em idade pediátrica são fundamentais.
Erros refrativos
Os erros refrativos mais frequentes são a hipermetropia (o olho foca a imagem atrás da retina), a miopia (o olho foca a imagem frente da retina) e o astigmatismo (o olho tem dois focos diferentes e esta dupla focagem dá uma imagem desfocada).
Frequentemente é necessário usar gotas para caracterizar objetivamente (e sem a opinião da criança) certos erros refrativos.
Ambliopia
Ambliopia está presente quando um dos olhos tem uma capacidade inferior de visão – “olho preguiçoso”. Esta incapacidade pode ser atribuída a erros refrativos, a presença de estrabismo ou qualquer outra doença que impeça o adequado desenvolvimento visual. É uma condição que na maioria dos casos não dá sintomas e pode passar facilmente despercebida, sendo, na maioria dos casos, reversível se detetada e tratada atempadamente.
Estrabismo
O estrabismo está presente quando um dos olhos está desalinhado.
Pode aparecer nos primeiros meses de vida ou mais tarde no desenvolvimento da criança.
O seu tratamento pode incluir o uso de correção ótica e/ou tratamento cirúrgico quando necessário.