O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, tratamento e estudo científico da comunicação humana, fala, linguagem e deglutição, e das perturbações associadas, em indivíduos de todas as idades. As áreas de intervenção são:
- Perturbações da fala;
- Perturbações da voz;
- Atrasos ou perturbações de comunicação e linguagem (falada ou escrita) desenvolvimentais;
- Perturbações de comunicação e linguagem no adulto;
- Alimentação e deglutição.
Na Consulta de Terapia da Fala do Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa (HE-UFP), os terapeutas trabalham com equipas multidisciplinares para a intervenção em pessoas afectadas por paralisia cerebral, autismo, fenda palatina, trissomia 21, surdez, dislexia, gaguez, AVC, traumatismo crânioencefálico, doenças neurodegenerativas, cancro de cabeça e pescoço, entre outras situações perturbadoras da linguagem verbal.
A intervenção do Terapeuta da Fala facilita o desempenho escolar, profissional, social e cultural. Em terapia individual ou de grupo, os Terapeutas da Fala usam competências clínicas que permitam melhorar o potencial comunicativo (verbal ou não verbal) ou relativo à alimentação/deglutição. Trabalham em conjunto com outros profissionais (médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, técnicos de reabilitação psicomotora, audiologistas, assistentes sociais, professores e educadores), a família, e outros interlocutores em contexto educativo, profissional ou social.