A Cirurgia Laparoscópica é uma cirurgia minimamente invasiva, que permite a observação do interior da cavidade abdominal e seus órgãos, através de pequenos orifícios que atravessam a parede abdominal. Estas aberturas permitem a introdução de uma câmara ótica de vidro que transmite as imagens para um monitor, sendo possível também a introdução de diferentes tipos de pinças e material cirúrgico que são necessários para a realização dos diversos tipos de cirurgias. No início destas intervenções é insuflado um gás, dióxido de carbono para o interior da cavidade abdominal, de forma a criar um espaço maior dentro do abdómen, que facilita a manipulação dos órgãos e dos instrumentos cirúrgicos.
Este tipo de cirurgia, tem grandes vantagens em relação a cirurgia abdominal aberta tradicional, pois o trauma cirúrgico é menor. As vantagens são as seguintes:
- Menor perda de sangue durante a cirurgia
- Menos infeções
- Menos dificuldades respiratórias
- Deambulação e alimentação precoce
- Menos dor no pós-operatório (uso de menos medicamentos)
- Menos aderências pós-operatórias (uma das causas de infertilidade feminina)
- Recuperação mais rápida, com retorno mais cedo ao trabalho
- Alta hospitalar precoce
- Melhores resultados estéticos
Podem ser efectuadas por laparoscopia, um grande de número de cirurgias, nomeadamente:
- Cirurgia de obesidade
- Remoção de órgãos, como vesícula biliar e apêndice ileo-cecal
- Remoção de cancros ou pólipos, do intestino ou estômago
- Tratamento de hérnias
A Cirurgia Laparoscópica constitui sem dúvida um avanço enorme na cirurgia e, quando bem executada, traz grandes benefícios aos doentes, nomeadamente, em termos de recuperação pós-operatória e resultados estéticos.