A obesidade é uma doença crónica multifatorial, que se caracteriza pela acumulação excessiva de gordura e se associa, com frequência, a outros problemas de saúde. A obesidade não é somente um problema estético; ela é sobretudo causa de importantes complicações de saúde, tais como:
- Diabetes mellitus tipo 2;
- Hipertensão arterial;
- Doenças cardiovasculares e enfarte do miocárdio;
- Doenças cerebrovasculares e Acidentes Vasculares
Cerebrais (AVC);
- Apneia do sono e outros problemas pulmonares
e respiratórios;
- Doenças osteoarticulares;
- Depressão
O tratamento da obesidade e das doenças que lhe estão associadas pode conseguir-se através de diferentes tipos de abordagens, nomeadamente:
- A mudança de estilo de vida
- Medicamentos ou produtos naturais para emagrecer
- Balão intragástrico
- Cirurgia bariátrica (Bypass Gástrico, Sleeve Gástrico, Banda Gástrica)
Bypass Gástrico:
Técnica restritiva e malabsortiva em que se cria uma bolsa na parte superior do estômago, que passa a funcionar como um estômago mais pequeno, permitindo que a pessoa necessite de quantidades menores de comida para se sentir saciada. Esta bolsa é por sua vez ligada a uma ansa do intestino, proporcionando má absorção, resultando na menor absorção de calorias e nutrientes. Esta cirurgia apresenta excelentes resultados a longo prazo, sendo frequentemente recomendada em casos com IMC mais elevado (> 50 Kg/m2), diabetes, distúrbios do comportamento alimentar, esofagite ou refluxo gastroesofágico. Perda de peso esperada: entre 65% e 85% do excesso de peso, ao fim de 18 meses.
Sleeve Gástrico ou Gastrectomia Vertical:
Técnica restritiva que reduz o estômago a um tubo estreito. Desta forma, a pessoa fica saciada com menores quantidades de alimentos. Esta técnica preserva a anatomia e o trajeto gastrointestinal, permitindo a realização de endoscopias, e não implica a implantação de nenhum corpo estranho no organismo, como a Banda Gástrica. Apesar de ser considerado mais simples e menos invasivo do que o Bypass Gástrico, o Sleeve Gástrico é um procedimento cirúrgico eficaz, garantindo uma perda de peso significativa. Indicado para doentes com problemas de intestinos, com IMC menos elevado, idosos ou doentes com risco operatório muito alto. Perda de peso esperada: entre 50% e 75% do excesso de peso, ao fim de 2 anos.
Banda Gástrica:
Técnica restritiva que consiste na colocação de uma banda insuflável em forma de anel, à volta do estômago, permitindo reduzir o apetite e atrasar a digestão. Esta cirurgia é rápida, o tempo de internamento é reduzido e a recuperação é mais fácil, comparativamente às restantes duas cirurgias. No entanto, esta é atualmente a técnica menos recomendada, por:
- Demonstrar menor eficácia ao nível da perda de peso;
- Apresentar maiores taxas de recaída a longo prazo, em termos de ganho de peso;
- Implicar uma dependência maior no acompanhamento médico (para calibração da banda através do reservatório implantado sob a pele.
Perda de peso esperada: entre 40% e 60% do excesso de peso, ao fim de 2 anos.