O All-on-4 é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que permite a colocação de implantes dentários, e de uma prótese fixa provisória, numa única cirurgia.

Por não recorrer à realização de transplantes ósseos, e permitir a colocação de dentes fixos e funcionais no mesmo dia da cirurgia, a técnica All-on-4 é ideal para quem procura uma solução de alta qualidade, mais rápida e económica.

A opção de colocação de implantes através da técnica cirúrgica All-on-4 permite-lhe obter as seguintes vantagens a médio/longo-prazo:

:: Manutenção e higiene pessoal da prótese fixa extremamente fácil;
:: Mastigar e comer todo o tipo de alimentos sólidos;
:: As consultas de manutenção e higiene oral são tecnicamente simples;
:: Desaparecimento da frustração e desconforto causados pelas próteses removíveis;
:: O aumento de auto-estima e desaparecimento dos hábitos de defesa do sorriso, geralmente associados a uma dentição inadequada ou à sua ausência.


COMO FUNCIONA?

Esta técnica consiste na colocação de 4 implantes dentários, estrategicamente posicionados, que suportam uma ponte fixa aparafusada aos implantes, de forma a substituir todos os dentes do maxilar superior ou inferior (ou ambos).

A técnica cirúrgica All-on-4 permite realizar todo o tipo de reabilitações, das mais simples às mais complexas, onde a atrofia óssea é significativa ou em situações com história de insucesso na reabilitação convencional com implantes dentários.

Esta técnica implica a otimização do osso basal do maxilar superior ou do osso zigomático, permitindo uma reabilitação total sem recorrer a enxertos de osso.

É um procedimento que consiste em duas fases, uma cirurgia (que dura cerca de 45 minutos é realizada geralmente com anestesia local, e com uma leve sedação consciente), e a confecção e colocação da prótese fixa (geralmente realizada em 1 hora e 30 minutos).


É INDICADO PARA MIM?

Não sendo conhecidos fatores definitivos de exclusão, a técnica cirúrgica All-on-4 é indicada para os pacientes que se submetem a uma avaliação clínica minuciosa para se escolher o plano de tratamento que melhor se enquadre com as suas necessidades individuais.

O All-on-4 é considerada a solução ideal para pacientes com:

:: ausência parcial ou total de dentes;
:: atrofia maxilar severa;
:: osso insuficiente;
:: osteoporose;
:: outras situações complexas consideradas de dificuldade extrema, ou em que o transplante ósseo está contra-indicado.


QUAIS AS VANTAGENS?

:: Apenas uma cirurgia;
:: Dentes fixos no dia da cirurgia;
:: Colocação da Prótese Fixa Provisória 2 horas após a cirurgia;
:: Sem necessidade de enxertos ósseos;
:: Pós-cirúrgico Rápido com apenas 10 dias para a recuperação funcional;
:: Solução mais económica em termos de custos.


QUAIS OS CUIDADOS E OS RISCOS?

Os cuidados pós-cirúrgicos, que a técnica All-on-4 exige, limitam-se ao cumprimento do guia de medicação e na aplicação de gelo.
Os riscos associados são baixos  e prendem-se sobretudo com a gestão correta entre as expectativas do paciente e os resultados que devem ser esperados.


QUAL A EQUIPA CLÍNICA?

No Hospital Fernando Pessoa esta técnica é realizada pelos médicos dentistas Fernando Magro e Miguel Guimarães, especialistas em Cirurgia Oral, apoiados por uma equipa multidisciplinar competente, acessível e experiente. A equipa de implantologia e reabilitação tem uma experiência acumulada de mais de 3000 cirurgias realizadas.

QUER SABER MAIS SOBRE ALL-ON-4?

Fale com o médico especialista e marque já a sua consulta!