A espasticidade é uma das principais complicações neuromotoras quando existem lesões do sistema nervoso central, como é o caso das lesões cerebrais que resultam de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), traumatismo crânio-encefálico (TCE), lesão vértebro-medular (LVM), Esclerose Múltipla ou outra. Consiste num aumento da atividade muscular, de forma involuntária, que prejudica o funcionamento de músculos e articulações. Em consequência, podem surgir dificuldades na mobilidade, no controlo dos movimentos e na realização das atividades de vida diária pelo doente e/ou pelo seu cuidador (higiene, vestuário, deambulação). Se não controlada, a espasticidade pode provocar dor, perturbar o sono e, até deformidades/padrões posturais anómalos (ex: “mão em garra”, “pé equino”).

Quando está indicado o tratamento com toxina botulínica? 

A toxina botulínica está particularmente indicada em situações de espasticidade focal (isto é, localizada em determinados grupos musculares), sendo um tratamento farmacológico de primeira linha para doentes com lesões cerebrais. Está também indicado sempre que o controlo da espasticidade não conseguido com outros tratamentos isolados (ex: Fisioterapia, medicação).

O tratamento implica sempre uma avaliação médica prévia para definir a indicação,  quais os grupos musculares a serem tratados e a dose a ser aplicada, sempre em consonância com os objetivos pretendidos pelo doente e/ou seu cuidador. São objetivos frequentes os seguintes:

- Aliviar a dor e os espasmos

- Melhorar a amplitude de movimentos

- Facilitar as Atividades de Vida Diária (ex: higiene do períneo/mão, vestir/despir, banho, transferências)

- Melhorar a capacidade de verticalização e marcha
 

Como é feita a aplicação? É um tratamento doloroso?

A aplicação é realizada através de injeção intra-muscular no local onde é necessário o relaxamento da musculatura. Geralmente é aplicado um anestésico local previamente, o que permite reduzir o desconforto associado à injeção. No caso de injeção em músculos mais pequenos e profundos poderá ser realizada uma ecografia simultaneamente, para ajudar a guiar a injeção.

Consulte os nossos fisiatras, estamos aqui para ajudar!