Unidade de Cuidados Continuados

A UCC, incluída na Rede Nacional de Cuidados Continuados, está situada no 3º piso do HE-UFP, tem como missão contribuir para o restabelecimento dos índices de saúde e de bem-estar físico e mental dos seus utentes, promovendo a sua qualidade de vida pela competência ética e técnica dos profissionais que nela trabalham e humanizam a prestação dos cuidados.

 

Ocupando uma ala especial do terceiro piso do HE-UFP, com capacidade total de 40 camas de internamento, na tipologia de internamento de longa duração e manutenção, tem como objetivos fundamentais responder às necessidades sociais e de saúde visando maximizar a manutenção de aptidões para atividades de vida diária.

-

A UCC dispõe de duas unidades de internamento: UMDR e ULDM.

-

UMDR – Unidade de Média Duração e Reabilitação

Unidade de internamento destinada a prestar cuidados clínicos, de reabilitação e de apoio psicossocial. Nesta Tipologia o período de internamento é superior a 30 dias e inferior a 90 dias.

-

ULDM – Unidade de Longa Duração e Manutenção

Unidade de internamento destinada a prestar apoio social e cuidados de saúde de manutenção, favorecendo o conforto e qualidade de vida. Nesta Tipologia o período de internamento é superior a 90 dias.

-

A lógica de atendimento e de prestação de cuidados de saúde da unidade é centrada no utente, com vertente pedagógica, apostando numa relação de consultação e de terapêutica humanizada, solidária e compreensiva do sofrimento e da fragilidade dos pacientes.

-

São objetivos da equipa de saúde proporcionar os melhores cuidados aos utentes; promover melhor qualidade de vida e assegurar um conjunto de cuidados de saúde e/ou apoio social.  A equipa multidisciplinar da UCC é composta por médicos, enfermeiros, assistentes operacionais, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas da fala (UMDR), terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas, de reconhecido saber e experiência nesta área de intervenção,

 -

A hospitalidade, o conforto e o bem-estar físico e espiritual de quem se entrega aos nossos cuidados, para ser acolhido num ambiente comunitário e o mais possível familiar, são a marca distintiva da nossa relação com os residentes na UCC.

A UCC é já uma unidade de referência, primando pela excelência dos serviços prestados, pelas suas infra-estruturas e logística que lhe estão afectas:

-

  • Quartos individuais e duplos, com casas de banho próprias;
  • Ginásio e espaços exclusivos para Medicina Física e Reabilitação;
  • Sala de Terapia Ocupacional e Terapia da Fala;
  • Salas de convívio e refeição;
  • Serviço Religioso;
  • Cabeleireiro, Manicure e Pedicure;
  • Serviço de limpeza, lavandaria e engomadoria.

 

Por si e pela sua saúde, o nosso hospital marca a diferença.

a

Save