OCUPACIONAL

Psicólogo da Saúde Ocupacional: Uma nova saída profissional

O Prof Doutor João Aguiar Coelho, Administrador Hospitalar e Presidente da APGRES – Associação Portuguesa de Gestão de Risco em Estabelecimentos de Saúde, irá realizar, no próximo dia 19 de Março, às 18h00, no Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa, em Gondomar, uma palestra subordinada ao tema “PSICÓLOGO DA SAÚDE OCUPACIONAL: UMA NOVA SAÍDA PROFISSIONAL”.

 

A entrada é livre, sendo apenas necessário efectuar reserva por email, para comunicacao.he@ufp.edu.pt, para respectiva emissão de certificado.
JOÃO AGUIAR COELHO

Síntese Curricular

 

É Doutor em Ciências Sociais (Especialização em Estudos Europeus) pela Universidade Fernando Pessoa;

 

É Mestre em Estudos Europeus (Área Económico-Social), Pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho;

 

É Diplomado em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública (Lisboa);

 

É Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

 

É Administrador Hospitalar de carreira desde 1982, no Instituto Português de Oncologia do Porto, tendo exercidos diversos cargos como administrador de topo: no Conselho de Gerência do Centro Hospitalar do Vale do Sousa, na Comissão de Delegados do Hospital Distrital de Vila do Conde, no Conselho de Administração do Hospital de Magalhães de Lemos, na Comissão Instaladora do Centro de Apoio a Toxicodependentes da Cedofeita, no Conselho de Administração do Hospital de Padre Américo, como Diretor do Departamento de Recursos Humanos do Hospital de S. João, no Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia do Porto.

 

É Docente da Universidade Fernando Pessoa desde 1995.

 

Em 2008, criou e é Presidente, desde então, da APGRES – Associação Portuguesa de Gestão de Risco em Estabelecimentos de Saúde.

 

Desde 1995/96 tem vindo a dedicar-se ao estudo e à prática da prevenção de riscos psicossociais no trabalho, numa óptica fundamentalmente de gestão, ancorada na chamada Abordagem de Gestão de Riscos, de Cox (1993), e nos princípios de prevenção da Diretiva-Quadro de Segurança e Saúde no Trabalho, de 1989.

 

Tem cinco livros publicados, um sobre o Serviço Nacional de Saúde e a saúde ocupacional, e quatro sobre psicologia e saúde ocupacional: Uma Introdução à Psicologia da Saúde Ocupacional; Gestão Preventiva de Riscos Psicossociais no Trabalho em Hospitais, Gestor Hospitalar e Prevenção de Riscos Psicossociais no Trabalho, e Psicólogo da Saúde Ocupacional: uma nova saída profissional.

 

No seu mais recente livro, Psicólogo da Saúde Ocupacional: uma nova saída profissional, publicado no corrente mês de Fevereiro, pelas edições da Universidade Fernando Pessoa, o autor pretende fundamentar a necessidade da criação de uma nova profissão no âmbito da Saúde Ocupacional, com competências especializadas na prevenção de riscos psicossociais e na promoção da saúde mental no trabalho.

 

 

Linha directa 222 455 455 | transporte directo – linha 68 Gondomarense
Mais informações no Gabinete de Comunicação HE
comunicacao.he@ufp.edu.pt