PROSTATA_site

Doenças da Próstata

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO

-

O mês de Setembro é considerado pela Associação Europeia de Urologia como o mês da luta contra as doenças da Próstata.

Para assinalar esta data, o Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa (HE-UFP), no próximo dia 16 de Setembro, organizará nas suas instalações, uma sessão de esclarecimento sobre as principais doenças da próstata.

Sendo grande preocupação da população as doenças da próstata, tais como, Hiperplasia Benigna da Próstata, a Prostatite Crónica e o Cancro da Próstata, a sessão decorrerá em dois momentos distintos,

-

15h30 – “Doenças da Próstata: mitos e realidade”

16h30 - “Próstata e Sexualidade”

-

A entrada é gratuita e não carece inscrição. Serão emitidos certificados de presença.

-

Mais informações no Gabinete de Comunicação HE

comunicacao.he@ufp.edu.pt

-

-

PRINCIPAIS DOENÇAS DA PRÓSTATA

-

A Hiperplasia Benigna da Próstata é uma patologia que se caracteriza genericamente por um aumento do volume da próstata que condiciona classicamente queixas de mau esvaziamento da bexiga. Com o crescimento da próstata gera-se uma obstrução ao fluxo urinário pelo que as principais queixas são um jacto urinário fraco, esvaziamento incompleto da bexiga e aumento da frequência miccional, muitas vezes durante a noite.

É fundamental uma correta avaliação do paciente em consulta de urologia para que possa iniciar o tratamento mais adequado para o seu problema.
Atualmente o Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa (HE-UFP) dispõe de um tratamento cirúrgico por LASER para o tratamento desta doença, com uma estadia hospitalar muito curta e uma ótima convalescença.
-
A Prostatite Crónica é uma patologia, não tão frequente, mas que se caracteriza pela presença de queixas irritativas durante o fluxo urinário, bem como dor crónica na região pélvica e testicular. Esta patologia já não está necessariamente associada a um crescimento da próstata mas sim a fenómenos inflamatórios e/infecciosos no interior deste orgão.
Para um correcto tratamento é fundamente a observação por urologia, no sentido de se realizar o diagnóstico correcto, o que nem sempre é óbvio para médicos de outras especialidades.
O seu tratamento poderá ser prolongado no sentido de se promover uma prevenção de novos efeitos inflamatórios e infecciosos no interior da próstata.
-
O Cancro da Próstata é a doença da próstata mais temida pela nossa população. Na maior parte dos casos é uma doença silenciosa que produz muitos poucos sintomas. Muitas vezes poderá estar associada à Hiperplasia Benigna da Próstata e os sintomas serem provocados por esta última patologia.
A sua suspeita poderá verificar-se numa elevação do PSA total (análise sanguínea), numa ecografia prostática ou numa Ressonância Magnética pélvica.
Nesta doença, para que o seu tratamento possa ser curativo, é fundamental o diagnóstico o mais precoce possível.
No HE-UFP dispomos duma unidade multidisciplinar para o diagnóstico e tratamento desta doença, permitindo que no próprio dia em que o paciente venha à consulta possa realizar todos os exames necessários para o seu diagnóstico. O seu tratamento deverá ser sempre discutido com o paciente já que conforme a gravidade do caso existem várias opções.
A cura da doença deverá ser sempre o primeiro objectivo do tratamento, contudo não podemos também esquecer a qualidade de vida do paciente.
-
Por Si e pela Sua Saúde!
-

-

Linha directa 222 455 455