obesidade

CONSULTA OBESIDADE

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a obesidade é uma doença caracterizada pela acumulação excessiva de gordura corporal que, habitualmente, se associa a outros problemas de saúde. A obesidade constitui fator de risco para doenças como a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, apneia do sono, doenças osteoarticulares, dislipidemias, hipercolesterolemia, diabetes mellitus tipo 2, depressão e alguns tipos de cancro. Atinge homens e mulheres de todas as etnias e todas as idades, com elevados custos socioprofissionais e diminuição da qualidade e da esperança de vida.

Na realidade, a obesidade é considerada atualmente uma verdadeira epidemia, a epidemia do séc. XXI até, sendo que em Portugal a percentagem de obesos atinge cerca de 15% da população.

A Unidade Multidisciplinar de Tratamento da Obesidade do Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa (HE-UFP) oferece várias opções de tratamento cirúrgico e não cirúrgico para os doentes com obesidade. O tratamento cirúrgico, indicado no tratamento dos doentes com obesidade mórbida, tem-se revelado a opção terapêutica mais eficaz, permitindo a obtenção de perdas de peso significativas e sustentadas no tempo (“cirurgia bariátrica”), além de permitir atingir a longo prazo a resolução das doenças associadas à obesidade (“cirurgia metabólica”).

Na prática, o tratamento da obesidade mórbida envolve procedimentos ou técnicas minimamente invasivas, efetuadas por via laparoscópica, em que se utilizam pequenas incisões e cicatrizes mínimas. Existem vários tipos de Procedimentos Minimamente Invasivos, os quais destacamos: Banda Gástrica, Sleeve gástrico (gastrectomia vertical), Bypass gástrico e Balão intragástrico.

Consulte os nossos especialistas, estamos aqui para ajudar!
TEL: 222 455 455 | email: geral.he@ufp.edu.pt