consulta_viajante_site

Consulta de Aconselhamento ao Viajante

No contexto atual de um crescente número de viagens internacionais, o viajante é confrontado com alterações no seu organismo por alterações de altitude, humidade e flora bacteriana que podem desencadear um estado de doença. Paralelamente, há um conjunto de riscos para a saúde com que deve estar familiarizado.

a

Por cada 100.000 viajantes, metade tem algum problema de saúde durante ou em consequência da sua viagem, um décimo acaba por procurar ajuda médica e 300 necessitam de hospitalização. Razões estas que justificam a necessidade de um acompanhamento médico dirigido para o viajante.

É neste âmbito que a “Consulta de Aconselhamento ao Viajante” do Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa foi criada, disponibilizando um aconselhamento médico científico e atualizado, com vista à redução ou mesmo evicção de problemas de saúde relacionados com a viagem.

a

A consulta, praticada por médicos com formação especializada em aconselhamento ao viajante, pretende informar sobre os riscos para a saúde do mesmo e os modos de os evitar, em todos os aspetos da sua viagem, incluindo:

a

  • Avaliação individual dos riscos associados à viagem, com educação, aconselhamento, atitudes e comportamentos preventivos adequados;
  • Principais agentes causadores de doença no destino e formas de os evitar / tratar;
  • Revisão do estado de imunidade do viajante e vacinações obrigatórias / recomendadas para o destino;
  • Profilaxia para a malária / paludismo e outras doenças endémicas;
  • Precauções para grupos especiais como grávidas, crianças, idosos, imunodeprimidos, portadores de insuficiência renal, hepática, cardíaca ou outras doenças crónicas;
  • Recomendação e prescrição da farmácia pessoal a transportar;
  • Problemas de saúde no período pós-viagem.

a

É da responsabilidade do viajante procurar um aconselhamento médico personalizado, que idealmente deverá ser no período de 4-8 semanas antes de iniciar a viagem. A importância da consulta de aconselhamento justifica sempre a sua programação, mesmo para aqueles que se “esqueceram” e têm que partir “no dia seguinte”.

a

Mais informações: comunicacao.he@ufp.edu.pt| Linha directa 222 455 455