Centro de Anatomia e Cirurgia Experimental (CACE)

Apresentação

 

Localizado em instalações próprias, destacadas do edifício principal do Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa (HE), o CACE foi concebido e está devidamente equipado para o ensino da anatomia humana e para o treino e formação avançada em todo o tipo de cirurgia: geral, digestiva, perianal e transanal, colorectal, bariátrica e metabólica, hepatobiliar e pancreática, da hérnia lombar, urológica e prostática endoscópica, pediátrica, ginecológica, ortopédica, da base do cérebro, artroscópica, plástica e maxilofacial, oral e de implantes.

-

Equipado com 10 mesas cirúrgicas ligadas entre si por um sistema audiovisual monitorado a partir da mesa do formador, o CACE permite a transmissão da formação e das cirurgias experimentais para o auditório do HE, permitindo interactividade com os 240 lugares do anfiteatro e ainda com mais uma sala pedagógica, para assistências de menor dimensão.

-

Dotado de antecâmaras para conservação das peças anatómicas, em frio ou em óleo conservante, de sala de preparação de peças e de lavagem do instrumental, o CACE dispõe também de amplificador de imagem, de torres de laparascopia e de um simulador de cirurgia minimamente invasiva – Endotrainer.

-

Além da formação e do treino de cirurgia em simuladores e em peças cadavéricas, o CACE está também preparado para cirurgia experimental em animais.

-

Patrocinado pela Karl Störz, empresa alemã que instalou o bloco cirúrgico inteligente do HE, o CACE sediará o Centro Internacional de Formação de Artroscopia (CIFA), para a formação permanente e investigação nesta arte cirúrgica, permitindo no futuro receber internos de especialidades de cirurgia.

-
O CACE possui vestiários masculinos e femininos, com duche, assim como serviços administrativos e de apoio técnico, designadamente para filmagem e produção de vídeos e para transmissão em live stream das formações.

-

O CACE é, por tudo isto, uma unidade de ensino e de formação em anatomia humana e em cirurgia experimental, através da qual se concretiza a identidade do nosso hospital como Hospital-Escola.

-

Mais informações

cace.he@ufp.edu.pt

Linha directa

222 455 455