A terapia com VitalStim é um progresso na intervenção terapêutica na reabilitação da disfagia. É uma forma de eletroestimulação neuromuscular especializada e especificamente desenvolvida para tratar a disfagia. É uma forma de electroestimulação não-invasiva e indolor, que permite reeducar os músculos da garganta necessários para a deglutição.  Permite aumentar a força muscular e a estimulação sensitiva facilita o recrutamento dos músculos e a função de engolir.

O Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa (HE-UFP) dispõe agora de um novo método para a sua reabilitação. O VitalStim é um sistema de terapia que, combinado com a terapia tradicional, potencia a reabilitação das dificuldades em engolir (disfagia). É um aparelho de eletroestimulação e que possibilita também terapia com biofeedback, acelerando o processo de reabilitação e a recuperação da deglutição.

Potenciais causas da disfagia: AVC; Doenças neurológicas (Doença de Parkinson ou Esclerose Lateral Amiotrófica); Cancro de cabeça e pescoço (após radioterapia) e/ou cirurgia; Resultante do envelhecimento ou comorbilidades.

Consequências da disfagia: Pneumonia de aspiração; Asfixia; Subnutrição crónica; Desidratação severa; Aumento da taxa de infeções; Maior tempo de internamento nos hospitais; Aumento do tempo institucional.

Mais de 30 estudos publicados sobre a segurança e eficácia desta terapia. A taxa de sucesso para remoção de sondas de alimentação ronda os 97,5%, independente do tempo de instalação desta alteração.

Se apresenta sinais de penetração e/ou aspiração (entrada de líquido ou alimento nos pulmões) e dificuldades em gerir a dieta regular poderá ser candidato para a realização desta terapia. Alguns dos sinais e sintomas são: Tosse/pigarreio depois de engolir; Tosse voluntária anormal; Diminuição da qualidade vocal (molhada, rouca, fraca); Infeções respiratórias recorrentes; Várias deglutições por colher ou necessidade de manobras para limpar a garganta; Dificuldades em completar a refeição; Sensação de comida presa na garganta; Modificações na dieta (espessar, alimentos pastosos); Dificuldade para engolir; Perder alimentos ou líquidos pelos lábios (babar-se).