No contexto da pandemia de COVID-19, o Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa (HE-UFP) passa a disponibilizar o serviço de TELECONSULTA, contribuindo desta forma para a redução de deslocações evitáveis ao nosso hospital por parte dos utentes.
A TELECONSULTA é uma consulta na qual o profissional de saúde, à distância e com recurso às tecnologias de informação e comunicação, avalia a situação clínica do utente e procede ao planeamento da prestação de cuidados de saúde. Pode ser utilizada para consultas de seguimento do utente já pertencentes ao Hospital, mas também para primeiras consultas.  Poderá, assim, agendar e realizar as consultas sem sair de casa. 

Como posso marcar uma Teleconsulta através do website (http://he.ufp.pt)?
Vá à "marcação online", efetue o seu registo preenchendo todos os campos e proceda à sua autenticação. Feito isto em escolha a Teleconsulta da especialidade pretendida (por exemplo: Teleconsulta de Cardiologia). Termine o processo, clicando no botão “Marcar Consulta” para confirmar o seu pedido.

Como posso marcar uma Teleconsulta telefonicamente?
Contacte o HE-UFP através do nosso número 222 455 455 e solicite a marcação de uma teleconsulta para a especialidade pretendida.

Como sei que está confirmada a teleconsulta? 
Depois de enviar o seu pedido de agendamento, por telefone ou pelo site, receberá uma mensagem via e-mail, com a confirmação da sua teleconsulta e com as indicações necessárias para a sua realização. Nesse e-mail, serão fornecidas as seguintes informações: data e hora da consulta; valor a pagar; instruções para pré-pagamento com referência MB; informação sobre a teleconsulta.  
Depois de recebermos a confirmação do pagamento, enviaremos uma segunda mensagem, por e-mail, com todas as informações de acesso à teleconsulta (Observações: Se não encontrar as mensagens enviadas pelo HE, por favor verifique na caixa de spam e/ou lixo). 

Como aceder à teleconsulta na hora marcada? 
Dez minutos antes da hora agendada, abra a segunda mensagem que lhe enviamos por e-mail e clique no endereço eletrónico (link) para entrar na teleconsulta. Assegure-se que tem uma boa ligação à internet e verifique as ligações da câmara e do microfone. Em seguida: aguarde a chegada do médico; realize a consulta; termine a consulta, desligando a teleconsulta. 

Quando é indicado fazer uma teleconsulta? 
A teleconsulta pode ser realizada como quando o paciente necessitar consultar com o médico sem ter que sair de casa, podendo ser uma primeira consulta ou uma consulta de seguimento. Todavia, existem patologias e contextos clínicos que, tal como nas consultas presenciais, poderão necessitar de um estudo presencial subsequente.

Qual o preço da teleconsulta? 
O preço da teleconsulta é o mesmo de uma consulta presencial habitual para privados e subsistemas aderentes. Atualmente, as teleconsultas do HE-UFP são comparticipadas pelas seguintes seguradoras e subsistemas: 

  • ADSE Consultar Regras de Acesso - Formulário de pedido de marcação de teleconsulta pelos beneficiários da ADSE (formulário)
  • AdvanceCare Plano de Saúde Wells 
  • AdvanceCare Rede Médica (à exceção de SSCGD)
  • Allianz 
  • Future Healthcare 
  • Médis 
  • Médis CTT 
  • Multicare 
  • RNA Medical 
  • SAD GNR 
  • SAD PSP
  • SAMS Quadros
  • Sindicato Independente da Banca

Qual o equipamento necessário para fazer a teleconsulta? 
Precisa apenas de um smartphone, tablet ou computador com uma boa ligação à internet. No caso do computador terá que ter câmara e microfone/auscultadores. No telemóvel ou tablet, deverá transferir a aplicação Hangouts Meet. 
Venha ao HE-UFP, sem sair de casa. Por Si e pela Sua Saúde!