A Cirurgia das Varizes a Laser consiste na oclusão das veias safenas (interna ou externa) recorrendo a uma fibra otica ligada a equipamento laser. Um cateter é introduzido na veia a tratar, recorrendo a uma micro-invasão na pele. Através deste cateter introduz-se uma fibra ótica através do qual se faz chegar o feixe Laser ao interior da veia. Com controlo por eco doppler são realizados sucessivos disparos do Laser processando-se, em simultâneo, a retirada progressiva do cateter e fibra, o que permite ocluir completamente a veia ao longo de toda ou de parte da sua extensão.

Esta técnica apresenta várias vantagens sobre a cirurgia de varizes convencional (Safenectomia= extração das veias safenas interna ou externa):
- Menor taxa de neuralgia dos nervos safenos
- Ausência de recidivas varicosas por formação de neocrossa
- Cirurgia controlada por eco doppler, o que permite verificar durante o acto cirúrgico a eficácia do procedimento
- Baixo risco cirúrgico podendo ser realizada em pacientes mais idosos
- Pode ser realizado em ambulatório e em alguns casos com anetesia local
- Tempo de recuperação para a atividadae profissional muito inferior
- Melhor Resultado cosmético (menor número de cicatrizes)

Pode-se dizer quase dos 8 Aos 88 anos. É uma técnica muito segura e com muita baixa taxa de complicações, pelo que pode ser usada no paciente jovem, assim como no paciente mais idoso. Esta indicação não dispensa, naturalmente, a avaliação individual de risco anestésico. É utilizável nos estádios I-IV da doença venosa crónica dos membros inferiores e sempre que o diâmetro das veias safenas seja inferior a um centímetro e não exista excessiva tortuosidade da veia. Pode ser utilizada em pacientes hipocoagolados.

As taxas de sucesso desta técnica cirúrgica aproximam-se dos 95% em centros de cirurgia vascular com experiência. As repermeabilizações venosas a 5 anos são inferiores a 10% e a maioria não requer qualquer atitude corretiva. A unidade de Cirurgia Vascular do Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa (HE-UFP) possui uma experiência de 14 anos na realização desta cirurgia.

Dr. Ferreira Penêda