Apresentação

(Read the Presentation in English)

 

O Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa (HE-UFP), situado na Avenida Fernando Pessoa, em S. Cosme, Gondomar, foi inaugurado pelo Ministro da Saúde, em 4 de Dezembro de 2012. Desenvolvido a partir de um conceito inovador entre nós – como uma unidade multifuncional de cuidados primários, secundários e terciários, prestados numa lógica pedagógica, exigida pela sua natureza de hospital-escola para a formação e qualificação permanente de profissionais de saúde e pela humanização na relação terapêutica -, o HE impressiona pela modernidade, luminosidade, funcionalidade e qualidade das suas instalações e equipamentos clínicos, de ensino e de investigação.

 

Dotado de três salas cirúrgicas, a primeira das quais inteligente com sofisticados sistemas de informação, de registo de vídeo e de transmissão de imagens, equipada com o que existe de mais avançado na Europa em matéria de tecnologia médica; de três unidades de recobro; duma unidade de cuidados intensivos; de uma área de internamento médico e cirúrgico de elevado conforto a preços controlados e bem mais reduzidos do que os das restantes unidades de saúde privadas do Grande Porto, o HE tem também serviços próprios de exames complementares de diagnóstico e terapêutica; serviços próprios de alimentação, o que lhe permite um efectivo controlo de qualidade dos cuidados prestados.

 

Também nos meios complementares de diagnóstico e de terapêutica, desde as análises clínicas às diversas técnicas de imagiologia, praticamos preços mais reduzidos do que os da generalidade dos prestadores destes serviços com quem concorremos.
Querendo permitir a toda a gente o acesso aos cuidados prestados pelo HE, criamos o Cartão D’ Ouro, um meio de descontos diversos nos preços de consultas, exames, cirurgias, internamentos, para que a população, que não beneficia de qualquer sistema de saúde, possa aceder com o cartão a todos os serviços do hospital a custos suportáveis.

 

Temos convenções com a ADSE e com as mais importantes seguradoras de saúde privadas e continuamos a porfiar para que a população de Gondomar possa um dia vir ao HE ser tratada na sua condição de beneficiária do serviço nacional de saúde. Esse dia acontecerá tão cedo quanto quem dirige a Saúde, no nosso país, seja responsabilizado por gastar mais dinheiro dos contribuintes a pagar actos a preços mais elevados do que pagaria, se tais actos fossem prestados por nós no HE.
É nesta visão de hospital de proximidade a custos controlados, que mantemos o serviço de urgência (SU), para crianças e adultos, e nos dotámos de um corpo médico cobrindo todas as valências clínicas e cirúrgicas, de enfermagem, de fisioterapia, de psicologia, de nutrição, de terapia da fala, de psicomotricidade e de terapias não convencionais, de grande gabarito profissional.

 

Com esta unidade de saúde integrada de 200 camas e com todos os serviços indicados, o HE torna a Universidade Fernando Pessoa na única universidade do país autosuficiente na formação clínica dos seus actuais alunos e garante-lhe todas as condições técnicas e exigências legais, para poder vir a ser autorizada à formação de médicos e entrar definitivamente no mercado internacional de educação.

 

Assim, também no HE, continuamos a fazer diferente, para fazer melhor!